quarta-feira, 17 de março de 2010

Apresentação do Tema

HUB - Centro de Integração Empreendedora e Criativa

A cada dia cresce o número de profissionais que preferem trabalhar em sua própria casa. Esses profissionais podem ser autônomos ou empregados de uma empresa, que já percebe a tendência de trabalho do mundo atual e coloca parte de seus funcionários em sistema home-office. Essa tendência mundial visa não só ganho de espaço, tempo, e qualidade de vida, como também a redução de CO2 e do trânisto da cidade. Naturalmente o conceito de home-office é dirigido aos profissionais do conhecimento, não ao operário de fábrica ou ao atendente de uma loja varejista, mas o cenário cada vez mais comum de indústrias 100% automatizadas, e do varejo primordialmente on-line, a tedendência é que quase todo trabalhador do futuro será um profissional do conhecimento.
As principais vantagens dos profissionais que optam por trabalharem casa são a redução de gastos com infra-estrutura, como aluguel, condomínio, conservação e limpeza de um escritório, água, energia elétrica, serviço de internet banda larga, assim como móveis e equipamentos, sendo que em casa, as pessoas naturalmente já dipoe de todos os equipamentos necessários para o trabalho.
Porém, existem desvantagens nessa nova forma de trabalhar. Telefonemas e visitas domésticas podem tirar a concentração, assim como o trabalho da empregada, ou a brincadeira dos filhos. A flexibilidade de horário e o ambiente familiar podem gerar algum comodismo e a falta de um lugar conveniente para receber um cliente, fornecedor, ou fazer uma reunião podem serem vistos como problemas. Mas a principal desvantagem, apontada por pessoas que vivenciaram, ou vivenciam essa experiência de trabalhar dessa forma é a sensação de isolamento. O homem é por natureza um ser social, e mesmo a pessoa que não é do tipo mais sociável, necessita dessa integação com outras pessoas. Essa é a maior desvantagem do home-office, a ausência de trocas sociais.
Como concequência disso, um novo conceito surguiu, com a essência do home-office, sem suas desvantagens, e principalmente, estimulando as trocas sociais entre os profissionais. Esse novo conceito chama-se co-working, que significa compartilhar um espaço de trabalho, com profissionais autônomos de diversas áreas. Essa nova configuração social de trabalho, fez surgir um novo pograma arquitetônico, com um novo conceito de espaço de trabalho. O termo usado é “hub”.
Originalmente, a informática utiliza o termo “hub”, ou concentrador, para designar a parte central de uma conexão em rede. Ele é o dispositivo ativo que concentra a ligação entre diversos computadores que estão em uma rede de área local, nele é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. O termo “hub” também é usado na aviação comercial. Não é uma mera coincidência, visto que seu significado é concentrador de tráfego áereo, ou seja, um aeroporto que se destaca no contexto de país ou região como foco de grande número de vôos.
Esses significados do termo são denominados para definir o novo espaço de trabalho, então o hub seria um espaço para trabalhar, criar, se reunir e se conectar. Um local que acolhe pessoas das mais diversas formações e contextos, e através da comunicação e do compartilhamento de idéias, favorece a produção das mais diversas finalidades. Atuando como concentrador, ele converge o trabalho, vida social, lazer e aprendizagem.
Atualmente existem 25 hubs pelo mundo, locais que vêm sendo transformados e convertidos em espaço de trabalho, trabalhando com flexibilidade, sempre se modificando de acordo com as necessidades individuais e coletivas. Poucas são as obras excecutadas especificamente para esse fim, mas a tendência é que se tornarão cada vez mais frenquentes, a medida que a rede de computadores for se expandindo e ficando mais acessível a todos.
A mudança de mentalidade para um pensamento mais global, e a intenção de fazer através da colaboração, torna os hubs espaços cheios de potencialidades onde é possível ampliar as estratégias de atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário